domingo, 7 de março de 2010

Os Pilantrinhas

Então é isso. Após um longo e tenebroso inverno, aqui estou eu novamente, para júbilo dos meus milhares de leitores imaginários. Acho que, afinal, as notícias sobre minha minha morte foram um pouco exageradas.

Eu sabia que isso ia acabar acontecendo. Digo, eu começar esse blog e acabar ficando longas temporadas sem postar nada, seja por preguiça, falta de assunto, motivação ou todas as respostas anteriores. E hoje notei que há quase três meses da minha última postagem, então resolvi que para comemorar este quase aniversário, resolvi soltar o meu post trimestral.

Enfim, vamos lá...

Eu não sei se já deixei claro aqui, ou em algum comentário que tenha feito em outros blogs a minha opinião sobre pirataria. Que acho que não dá para tratar o assunto de forma radical e que há muito o que discutir. Resumindo muito, muito grosseiramente: não alimento o mercado de pirataria, em que alguém ganha dinheiro com o trabalho dos outros, mas não me oponho à pirataria doméstica, afinal quem, da velha guarda, nunca pegou um LP de um amigo para gravar em cassete? A questão é que agora as cópias podem ser feitas geométricamente, e que o número de amigos aumentou absurdamente e se espalhou pelo mundo.

Mas, como eu já disse, meu objetivo não é discutir isso aqui e agora. Minha inspiração é outra.

Muito se fala dos elevados preços dos DVDs, e isso realmente, às vezes, procede. Então nada melhor para quem tem filhos pequenos do que uma opção mais barata de DVDs infantis, que às vezes acabam distraindo as crianças quase tanto quanto qualquer super produção da Disney, mas por uma fração do preço.

E quem tem filhos nessa faixa já deve ter se deparado com os títulos de baixo custo da produtora paulista Vídeo Brinquedo. As histórias são péssimas e a animação por computador é tosca mas, para mim, isso nem é o maior problema.

A questão é a forma como eles escolhem seus lançamentos.

Vejamos alguns de seus títulos (lista mais completa no final do post): "Os Carrinhos", "Ratatoing"; "Monstros e Monstrinhos", "Gladformers", "Abelhinhas" , e por aí vai...

Para quem não notou, os títulos tem semelhanças com lançamentos dos grandes estúdios de animação mundiais, principalmente da Disney-Pixar e Dreamworks, e, vejam só a coincidência, são colocados no mercado um pouco depois dos títulos originais serem lançados no cinema.

Então para "Carros", há "Os Carrinhos", para "UP" vamos de "Voando em Busca de Aventuras", "Monstros vs. alienígenas", é claro, virou "Monstros e Monstrinhos". E se os "Transformers" voltaram em nova versão? Por que não? Dá-lhe "Gladiformers".

A jogada é mais ou menos assim: as histórias em si (absolutamente toscas, diga-se) guardam poucas semelhanças com as originais, e as animações não são muito melhores do que você pode fazer, hoje em dia, em casa com os softwares certos. Mas o pulo do gato é exatamente esse, certamente, assim eles se previnem de responderem a ações judiciais, somente mantendo semelhanças mínimas no título e nas capas.

Dessa forma eles conseguem além de atingir o público de mais baixa renda (até aí, tudo bem), também induzir os desavisados a comprarem gato por lebre. Sim, acreditem: isso acontece. O que tem por aí de vovós comprando para os netinhos o que acham ser aquele filme legal que passou no cinema...

Não sei se isso não é passível de ação judicial, ou se é legal, afinal. Mas uma coisa é certa: moralmente não há como discutir que esses picaretas estão pegando carona no trabalho dos outros e, pior, enganando muita gente por aí que compram seus produtos achando que estão levando os originais.

Como diria um amigo meu, bem que esses caras podiam ir fazer uma coisa mais honesta da vida, como roubar velhinhas, ou traficar drogas...

E, para seu deleite, uma lista com alguns títulos originais e sua versão Video Brinquedo:

Kung Fu Panda / Ursinho da pesada
Carros / Os Carrinhos (volumes 1 a 4)
Bee Movie / Abelhinhas
Transformers / Gladiformers (volume 1 e 2)
Ratatouille / Ratatoing
Robôs / Robozinhos
Montros vs. Alienígenas / Mosntros e Monstrinhos
Up / Voando em Busca de Aventuras
A princesa e o Sapo / A princesa e o Sapo (nesse nem tentaram disfarçar)

Ai, ai, ai...

5 comentários:

Rômulo Rodrigues disse...

Grande Varotto!!! Já faz um bom tempo desde que passávamos vários parágrafos discutindo no fórum do GTR... E ae, saudades, como vai você e seu pessoal?

Varotto disse...

Rômulo, grande coincidência ver sua mensagem aqui. Este blog anda já meio abandonado há meses, mas continuo entrando sempre por conta da lista de blogs que acompanho.

Só que eu nem lembrava mais de olhar comentários para esse textinho chinfrim que escrevi há meses.

Hoje, não sei o que passou pela minha cabeça, mas resolvi olhar se havia algum comentário (coisa que já não fazia mais há eras), e vi que você colocou um comentário aqui ontem.

Enfim, está tudo indo muito bem, mas não tenho tido saco/tempo/inspiração para escrever. Mas é bom saber que os amigos continuam por aí.

Abraço!

Isadora disse...

Os nomes das "versões" não ficam tão distantes das traduções dos originais para o português, não é? :P

Varotto disse...

Nossa! Que surpresa alguém passar por aqui por essa terra de ninguém abandonada.

Ainda mais uma visita tão ilustre assim! ;o)

Não sei o que é mais surpreendente: você passar por aqui agora, ou eu notar isso (já que isso aqui acabou virando minha forma de ver as novidades nos blogs que acompanho).

Obrigado pela visita!

Charlie Dalton disse...

Isso é o que se chama de "induzir ao erro". Sempre há esses que usam desse artifício pra ganhar um pouco mais em cima da criatividade de outros.