quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Fundo da Linha

Muito se fala de como certos empreendimentos, como empresas de petróleo, ou indústrias em geral, são grandes vilões em termos de impactos ambientais. É ÓBVIO que essas atividades tem de ser controladas e marcadas sob pressão. Afinal de contas, somos humanos e, como todos sabem, a humanidade não deu certo.

Mas se eu te dissesse que a pesca pode vir a ser mais danosa, em termos de impactos ambientais, do que uma empresa petrolífera bem controlada?

A maior parte das pessoas não faz idéia do potencial de destruição de um "bom" arrasto de fundo, mas talvez este vídeo as faça mudar de idéia.

E antes de pensar que se trata de alarmismo de verdinhos histéricos, e que os oceanos são enormes e que os efeitos são desprezíveis, aí vai uma advertência: arrastos em águas profundas são CAROS, MUITO CAROS, então nenhuma empresa entraria nessa se pudesse continuar realizando a pesca industrial junto à costa. Só não mais o fazem porque a pressão de pesca nas últimas décadas tem sido tal que os estoques, de forma geral, se depletaram, mal servindo, hoje em dia, à prática da pesca artesanal. Então eles tem de ir, literalmente, cada vez mais fundo.

Assitam ao vídeo e tirem suas conclusões:




P.S.: É lógico que sendo este vídeo produzido pelo Greenpeace, e tendo este grupo a fama de alarmistas e radicais, muitas das vezes justificada, vocês podem pensar que ele é parcial. Mas quem tiver curiosidade, e resolver ir em busca de maiores informações, vai acabar chegando a conclusão de que esta atividade tem de ser controlada.

0 comentários: