segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Khallice


Na semana passada, passei uns dois dias em Brasília.

Mas como não me deixaram passar minha bazuca e meu lançador de morteiros no aerporto, tive de me contentar em visitar uns amigos, entre eles nossa Barbarella, muito simpática e hospitaleira. Mas o prato principal acabou sendo uma road trip com meus amigos da banda Khallice ("Quase Famosos" mode: on).

O Khallice para quem não sabe, e a maioria de vocês, infelizmente, não devem saber, é um dos maiores nomes (talvez o maior) do chamado prog metal nacional, tendo sido escolhido pelo próprio Dream Theater, maior nome mundial do gênero, para abrir seu show no Rio de Janeiro, em 2008. Além de também terem aberto shows para a americana Simphony X, e a sueca Evergrey, outros grandes representantes do gênero. Seu primeiro álbum, "The Journey", foi relançado no mercado mundial pela Magna Carta, e o segundo "Inside your Head", está para sair.

Os dois shows, em Brasília e Goiânia, tinham o objetivo específico de homenagear o Dream Theater, tocando na íntegra seu álbum mais emblemático, "Images and Words", além de algumas músicas próprias do Khallice, que tem ótima recepção do público.

Qualquer um que já escutou alguma coisa do DT sabe que sua música é altamente cerebral envolve altíssima complexidade técnica e entrosamento do grupo, com mudanças bruscas e constantes de andamento e dobras entre guitarra e teclado em alta velocidade. Ou seja, não é para qualquer um e, ouso dizer, que poucas bandas no mundo são capazes de reproduzir seu repertório mantendo a qualidade original.

Eu diria que tocar esse álbum integralmente seria o equivalente musical a disputar uma maratona. Com a diferença de que durante a maratona pelo menos ainda há aquelas pessoas, ao lado do trajeto, para te passarem um copo d'água.

Enfim, sem querer aumentar a rasgação de seda, reafirmo que tocar (e compôr) esse tipo de música é, para mim, uma daquelas coisas que estão no limite do sobre-humano. E por isso acho que esses caras, amizades à parte, merecem muito reconhecimento.

Marcelo Barbosa, um dos fundadores da banda já tem uma carreira de destaque na cena da guitarra nacional, e o próprio Khallice tem uma boa reputação nesse segmento que representam ao longo destes 10 anos de trabalho, mas o fato é que são todos uns monstros (no melhor sentido) e merecem muito mais. Merecem o mundo.

Para quem se interessar, aí vão alguns links:

www.khallice.com.br
www.myspace.com/khallice
www.marcelobarbosa.com.br

3 comentários:

MaxReinert disse...

Opa!
Vou seguir sua indicação e escutar os caras!
Abraço!

Varotto disse...

Cara, se você gosta desse tipo de som, garanto que não vai se arrepender. Alto padrão.

Abraço...

Rômulo Rodrigues disse...

Sem palavras para descrever o som desses caras, tive a oportunidade de ir a uma apresentação deles aqui no DF. Uma banda maravilhosa, sem dúvidas.